.

11 de novembro de 2011

Prédios históricos da praça Clarimundo Carneiro são revitalizados

De: http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=agenciaNoticias&id=1457


Desde setembro profissionais trabalham na reforma de dois importantes prédios históricos da cidade na praça Clarimundo Carneiro. Reparos no telhado, vidraçaria, janelas, teto, parte elétrica e hidráulica do Museu Municipal e do Coreto estão sendo feitos para manter a identidade e a beleza arquitetônica do local.

O Palácio dos Leões, construído em 1916 e tombado em 1986, já foi a Câmara de Vereadores e o Centro Administrativo. Hoje, abriga milhares de utensílios domésticos, objetos e instrumentos de trabalho de pessoas que moraram em Uberlândia nos séculos passados. Antes de receber os reparos, todas as peças das exposições permanentes e temporárias foram retiradas do prédio. O material foi encaminhado para a reserva técnica do Museu, que fica na região central.

Aos poucos, as paredes do prédio começam a ganhar pintura nova, preservando as cores originais da edificação. E foi neste processo que a equipe responsável pela reforma encontrou uma pintura feita em 1916. Trata-se de um barrado composto por formas geométricas e tons amarronzados, que decoravam a sala da Câmara na época.

A conservadora Juliana Pavesi foi chamada para analisar a pintura e fazer o restauro da obra. “Inicialmente, fiz a prospecção na parede. Este é um teste para verificar se realmente havia algo embaixo da pintura mais recente. Agora comecei a trabalhar na remoção da camada atual e, assim que este processo for finalizado, a restauração será feita e logo a população poderá conferir”, contou.

O Coreto integra o conjunto urbanístico da Clarimundo Carneiro, praça projetada por Cipriano Del Fávero em 1917. A Prefeitura Municipal de Uberlândia também realiza a restauração do espaço, que recebe apresentações artísticas e culturais.

Os reparos nos dois prédios serão finalizados até o início de 2012. O funcionamento do Museu voltará ao normal assim que as exposições forem realocadas.

0 comentários:

 
||| Design adaptado por Roberto Camargos a partir de tema fornecido por Free Blogger Templates |||