O Museu Municipal de Uberlândia dispõe de uma equipe de educadores para receber e apresentar a instituição e as exposições para o público. Veja abaixo e saiba mais.
1. Visitas para grupos
2. Documentação
3. Dicas para o professor
1. Visitas para grupos
Essa modalidade de visita (destinada a grupos) só acontece com agendamento prévio, que deverá ser feito com antecedência e no horário de funcionamento do museu.
1. Visitas para grupos
2. Documentação
3. Dicas para o professor
***
1. Visitas para grupos
Essa modalidade de visita (destinada a grupos) só acontece com agendamento prévio, que deverá ser feito com antecedência e no horário de funcionamento do museu.
Para agendar a visita de seu grupo ou escola, entre em contato com o setor de Ação Educativa (Flávia Diamantino, Maria Regina, Marcos Henrique, Roberto Camargos) do Museu Municipal de Uberlândia:
Telefone: (34) 3214-0068
E-mail: museumunicipal@uberlândia.mg.gov.br
Endereço: Pr. Clarimundo Carneiro, n° 67 | Centro | Uberlândia-MG | CEP.:38400-154.
E-mail: museumunicipal@uberlândia.mg.gov.br
Endereço: Pr. Clarimundo Carneiro, n° 67 | Centro | Uberlândia-MG | CEP.:38400-154.
***
2. DocumentaçãoATENÇÃO:
Para a realização da visita solicitamos o envio de alguns dados (por e-mail):
- Nome do responsável
- Número de pessoas (alunos)
- Nome das pessoas que participarão da visita (alunos)
- Média de idade
- Escolaridade
Em decorrência da implantação do WebSocial pela prefeitura de Uberlândia solicitamos ainda o envio de dados para o cadastro dos usuários no sistema.
Dados da escola:
- Nome da escola
- Endereço completo com CEP
- CNPJ
- Telefone
Dados do(a) Diretor(a):
- Nome completo
- Documento (CPF)
- Data de nascimento
- Endereço completo com CEP
- Telefone
- Nome completo da mãe
Dados do(a) professor(a):
- Nome completo
- Documento (CPF)
- Data de nascimento
- Endereço completo com CEP
- Telefone
- Nome completo da mãe
Professor, planeje a visita:
- Informe-se sobre os dias e horários disponíveis para o atendimento e faça o agendamento com antecedência
- Seja pontual, pois o museu trabalha com uma agenda de visitação (avise antecipadamente em caso de imprevistos)
- Realize uma visita prévia ao museu, conheça seus espaços e converse com os monitores
- Assine o livro de visitas e oriente todos a fazerem o mesmo
- Siga as orientações da instituição e instrua o grupo a não tocar nos objetos
- Oriente o grupo a fazer as anotações que julgarem necessárias
- Prepare os alunos no que diz respeito as regras de uso do espaço, comportamento etc.
- Faça uma discussão prévia com o grupo sobre o que é patrimônio cultural e a sua importância para as pessoas
- Elabore estratégias para participar efetivamente da visita
- Estabeleça objetivos para visita, refletindo sobre o lugar a ser visitado, sobre o que vão fazer na visita, o que é e qual a proposta do museu
- Instrua o grupo a ouvir com atenção e não falar ou fazer barulho enquanto os monitores estiverem falando
- Não se distancie do seu grupo nem permita que ele se dissolva
- De volta a escola, converse com os alunos sobre o que aprenderam no museu
- Remeta ao museu um relatórios das atividades e dos resultados alcançados, para que, se necessário, seja possível adequar e melhorar o projeto pedagógico.
***
3. Dicas para o professorProfessor, planeje a visita:
- Informe-se sobre os dias e horários disponíveis para o atendimento e faça o agendamento com antecedência
- Seja pontual, pois o museu trabalha com uma agenda de visitação (avise antecipadamente em caso de imprevistos)
- Realize uma visita prévia ao museu, conheça seus espaços e converse com os monitores
- Assine o livro de visitas e oriente todos a fazerem o mesmo
- Siga as orientações da instituição e instrua o grupo a não tocar nos objetos
- Oriente o grupo a fazer as anotações que julgarem necessárias
- Prepare os alunos no que diz respeito as regras de uso do espaço, comportamento etc.
- Faça uma discussão prévia com o grupo sobre o que é patrimônio cultural e a sua importância para as pessoas
- Elabore estratégias para participar efetivamente da visita
- Estabeleça objetivos para visita, refletindo sobre o lugar a ser visitado, sobre o que vão fazer na visita, o que é e qual a proposta do museu
- Instrua o grupo a ouvir com atenção e não falar ou fazer barulho enquanto os monitores estiverem falando
- Não se distancie do seu grupo nem permita que ele se dissolva
- De volta a escola, converse com os alunos sobre o que aprenderam no museu
- Remeta ao museu um relatórios das atividades e dos resultados alcançados, para que, se necessário, seja possível adequar e melhorar o projeto pedagógico.