.

28 de março de 2011

Hora do planeta movimenta arredores do Museu Municipal

Mais de mil pessoas participaram na noite deste sábado (26), do evento realizado no Centro da cidade contra o aquecimento global. A Prefeitura de Uberlândia mais uma vez apoiou a Hora do Planeta e manteve as luzes apagadas durante uma hora na praça Clarimundo Carneiro. Principal cenário do evento, o local sediou diversas apresentações culturais à luz de velas das 20h30 às 21h30 , horário estabelecido para a manifestação mundial.

O evento teve início com os grupos UAI Q Dança e Balé de Rua. Os artistas dispensaram o uso de energia nas performances de sapateado e dança contemporânea. Outra atração foi a pianista Nininha Rocha. Após a contagem regressiva e desligamento das luzes, as apresentações continuaram com a seresta do grupo Namorados da Lua. O público conferiu ainda o show acústico de Tarcisio Manuvéi e grupo Viola de Nóis, com a participação dos cantores Adriano Ribeiro e Cláudia Lima.


“A classe artística é uma grande parceira das ações da Prefeitura e desta vez eles vieram aqui voluntariamente, reforçando esse movimento para conscientização da população. Buscamos com a dança e com a música tocar mais o coração das pessoas para a necessidade de cuidar do planeta”, disse a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.

Além da praça Clarimundo Carneiro, a Prefeitura envolveu mais espaços públicos no ato simbólico deste ano e também apagou as luzes do Coreto, Museu, Biblioteca, Oficina Cultural, Casa da Cultura, Centro Administrativo Municipal e Complexo Virgílio Galassi, formado pela Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho), Estádio João Havelange e Parque do Sabiá.


De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Raquel Mendes, a adesão do poder público à Hora do Planeta contribui para despertar nas pessoas o desejo de preservar o meio ambiente. “Em 2010 a cidade estreou no evento e agora adquiriu um porte maior. Isso demonstra que a ação surtiu efeito e que junto com a Prefeitura mais pessoas e empresas estão se interessando pelo o que propõe o movimento“, afirmou.


Por um mundo melhor

Com a pequena Mila de 2 anos de idade no colo, a pedagoga Luciane Bernardes Rangel aproveitou os sessenta minutos de luzes apagadas para mostrar à família a importância da conscientização ambiental. Ela e o marido, Keuler Rangel, que ensinava a outra filha, Melissa, de 5 anos de idade, a acender uma das velas para iluminar a praça Clarimundo Carneiro, acreditam que as novas gerações têm papel fundamental na construção de um futuro melhor.

“Não perderíamos o evento por nada porque somos muito atentos com a preservação da natureza. É uma ação importante principalmente para nossas filhas, que fazem parte de uma nova geração. Lá em casa todos fazemos nossa parte, separando o lixo que vai para o caminhão da coleta seletiva. Ano que vem estaremos aqui de novo com certeza”, disse Luciane.

À convite da namorada Cláudia, o músico Marcelo Amorim prestigiou pela segunda vez a Hora do Planeta. “Participar deste evento é levar as pessoas a pensar que devemos agir pelo bem do planeta. Vejo aqui um público que muitas vezes não tem acesso a este tipo de movimento, gente que vai passar a dar importância ao assunto e se transformará num agente multiplicador”, contou.

Bruno Pessoa conversava com os amigos e cantarolava canções tocadas por Tarcisio Manuvéi e Viola de Nóis. Foi a primeira vez que o administrador participou da iniciativa. “Ano passado eu morava em outra cidade e lá não tem uma movimentação tão legal como esta aqui. Me surpreendi quando cheguei, pois o evento contou com dança, música e público de todas idades. Tudo isso por uma causa nobre, o que é muito bacana”, disse.


Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma iniciativa pela Rede WWF, Organização Não Governamental (ONG) de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e apoio de cerca de 5 milhões de pessoas. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.

Em Uberlândia, a Hora do Planeta foi organizada pela Prefeitura de Uberlândia, Canal da Gente e Rossi Construtora, em parceria com entidades e empresas.

Texto retirado de: http://www.uberlandia.mg.gov.br/noticia.php?id=7332

0 comentários:

 
||| Design adaptado por Roberto Camargos a partir de tema fornecido por Free Blogger Templates |||